Público Alvo:
Controladores Internos, Chefes e Assessores de Gabinete, Secretários Municipais e Presidentes de Câmaras, Contadores, Tesoureiros, Servidores que atuam nas solicitações de pronto pagamento e demais interessados.
Objetivo:
A Constituição Federal, em seu artigo 37, inciso XXI, estabelece como regra a necessidade de realização de processos licitatórios para que a Administração Pública possa celebrar contratos com terceiros. No entanto, em situações extremamente excepcionais, determinadas despesas podem ser financiadas por meio do regime de adiantamento, conforme previsto na Lei Federal 4.320/1964 e Lei Federal nº 14.133/2021, conhecida como a atual Lei de Licitações e Contratos. Esse mecanismo, denominado pronto pagamento, permite a antecipação de valores a servidores para cobrir gastos que não se enquadram no processo licitatório tradicional ou em suas modalidades excepcionais.
Programa:
I. Base legal:
Nova Lei de Licitações e Contratos – Lei Federal nº 14.133/2021
Lei Federal nº 4.320/’1964
II. Como utilizar o Pronto Pagamento
Elaboração do processo administrativo para solicitação;
Procedimento para autorização do ordenador da despesa e sua importância;
A importância da regulamentação local;
A excepcionalidade quanto a utilização do Pronto Pagamento;
Os limites estabelecidos pela legislação;
III. Do Regime de Adiantamento de Despesas
Os estágios da Despesa Pública (Empenho, liquidação e pagamento)
Dotação Orçamentária e o Prévio Empenho
Descrição básica exigida nos documentos de cada tipo de despesa;
Tipos de documentos fiscais de despesas aceitos nos Regimes de Adiantamentos;
Tipos de despesas permitidas com estes recursos públicos;
Escrituração e retenções de impostos;
IV. Processo de Prestação de Contas
Documentos necessários para prestar contas;
Prazos para prestações de contas;
Relatórios para prestação contas;
Vedações na prestação de contas;
Devoluções de recursos.
Professor:
Éderson Wiliams da Paz
Contador habilitado no CRC-SP, Assessor e Consultor Público, Professor e Palestrante. Especialista em Finanças, Contabilidade e Controladoria pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE; Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Unypública; Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã – FACCAT; experiência em Contabilidade Pública, Orçamento Público, Execução Orçamentária e elaboração de PPA, LDO e LOA, preenchimento de sistema como: SIOPS, SIOPE, SICONFI, CDP, SIGPC, Matriz de Saldos Contábeis; Elaboração e apresentação de Audiências Públicas; Foi Contador Público no município de Iepê – SP; Atuou como Diretor da Divisão de Contabilidade no município de Rancharia – SP, e como Diretor do Departamento de Contabilidade no município de Martinópolis – SP, Coautor do livro “Compilados de SST no eSocial – 2024 – Para Órgãos Públicos”.