Oficina Presencial (Campos do Jordão/SP) – Elaboração do PPA de 2026 a 2029 e LDO de 2026

Oficina Presencial (Campos do Jordão/SP) – Elaboração do PPA de 2026 a 2029 e LDO de 2026

Público-alvo:

Prefeitos(as), Vereadores(as), Secretários e Diretores Municipais, Contadores e demais agentes públicos.


Objetivo:

Fortalecer as capacidades de planejamento, programação e gestão de políticas públicas a fim de aumentar o potencial de criação de impactos positivos na atuação governamental junto à sociedade.


Apresentação:

O Plano Plurianual (PPA) é uma ferramenta essencial de planejamento governamental. Estruturado em programas, define diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública, com o propósito de transformá-los em bens e serviços para a população. É o principal instrumento de médio prazo das ações governamentais, abrangendo, de forma regionalizada, as prioridades que orientam a gestão pública.


Programa:

  1. Desvendando a Agenda 2030 da ONU

    • Os 17 ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis nos municípios.
    • Conhecendo as 169 metas e como integra-las ao PPA.
  1. IEG-M Índice de Efetividade da Gestão Municipal

    • Conceitos, avaliação e apresentação das dimensões e sua contextualização no PPA.
    • Estratégias de melhoria do IEG-M nos municípios.
    • Relação entre os 17 ODS e o IEGM segundo o Tribunal de Contas de SP.
  1. Introdução ao Plano Plurianual (PPA):

    • Conceitos e fundamentos do PPA.
    • Base legal: Constituição Federal, Lei de Responsabilidade Fiscal e normas complementares.
    • Relação entre PPA, LDO e LOA: Planejamento integrado.
  1. Planejamento Estratégico no PPA 2026-2029

    • O Plano de Governo do Gestor.
    • As políticas públicas setoriais.
    • O Diagnóstico inicial: análise do cenário econômico, social e administrativo do município.
    • Identificação de prioridades e oportunidades.
  1. Estrutura e Componentes do PPA

    • Programas, ações e metas: como estruturar o conteúdo do PPA.
    • Indicadores de desempenho: Importância e metodologias de construção.
    • Priorização de políticas públicas: Enfoque em eficiência e efetividade.
    • Planejamento intersetorial: integração entre áreas da administração.
  1. Ciclo de Elaboração do PPA 2026-2029:

    • Etapas da construção participativa: Envolvimento da sociedade.
    • Projeções econômicas e financeiras: Compatibilização com recursos disponíveis.
    • A Elaboração dos Programas de Governo.
    • Participação popular no planejamento: estratégias para audiências públicas e consultas.
    • Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  1. Desafios e Soluções

    • Principais dificuldades na gestão do PPA em municípios de diferentes portes.
    • Estratégias para superar limitações financeiras e técnicas.
    • Inovação na gestão pública: tecnologias e metodologias emergentes.
  1. Oficina Prática

    • Exercício de elaboração de programas e metas para o PPA 2026-2029.
  1. Processo Legislativo

    • As características do processo legislativo relativo ao Plano Plurianual.
    • O processo de emendas ao PPA.
    • Aprovação, sanção, vetos ao PPA.
  1. Orientações Práticas:

    • Elaboração de uma proposta de programa para o PPA 2026-2029.
    • Construção de indicadores e metas para um projeto específico.
    • Debate sobre os desafios e perspectivas do PPA municipal.
  1. Modelos de documentos:

    • Minuta sugestão de decreto definidor de programas para o plano plurianual.
    • Modelo de projeto de lei do plano plurianual.
    • Modelo de previsão de receitas.
    • Minuta de decreto de regulamentação sobre as audiências públicas.
    • Modelo de Formulário para a Apresentação de Emendas ao Plano Plurianual.
    • Modelo de parecer da comissão de orçamento (ou equivalente) sobre o projeto de lei do plano plurianual.
    • Modelo de Anexo de Diretrizes, Objetivos e Metas do PPA.
  1. LDO 2026

    • Marco Legal e Prazos de Encaminhamento e Retorno do Projeto de Lei.
    • Medidas Preparatórias.
    • Diretrizes para a elaboração da Lei do Orçamento Anual para o exercício seguinte.
    • Estrutura e organização do orçamento anual.
    • Alterações na legislação tributária.
    • Anexos de Metas e Prioridades.
    • Anexo de Metas Fiscais: metodologia de cálculo e demonstrativo atuarial.
    • Receita Corrente Líquida: limite da despesa de pessoal e reserva de contingência.
    • Anexo de Riscos Fiscais e Reserva de Contingência.
    • Parâmetros de elaboração e execução do orçamento.
    • Limitação de empenho e movimentação financeira.
    • Despesa de Pessoal.
    • Geração de Despesa e Despesa Irrelevante.
    • Transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
    • Descentralizações dos Créditos Orçamentários.
    • Controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.
    • Emendas Impositivas.
    • Conteúdo do Projeto da LDO estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

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Professores:

Antonio Moreno

Contabilista, Historiador, Sócio-Diretor da GEPAM, Especialista em Planejamento e Gestão Municipal pela UNESP; Especialista em Direito Municipalista pela Fundação de Ensino “Eurípedes Soares da Rocha” – Faculdade de Direito de Marília/ SP. Exerceu na Prefeitura Municipal de Adamantina os cargos de: Contador – 1984; Chefe do Setor de Contabilidade – 1984 à 1985; Chefe do Setor de Bens Patrimoniais – 1986; Chefe do Setor de Planejamento e Controle – 1987 à 1989; Secretário de Administração – 1990 à 1996; Presidente da Comissão Permanente de Licitação – 1993. Já foi Sócio-Diretor da extinta empresa Audatec – Consultoria e Assessoria entre os anos de 1994 à 2004. Tem experiência na Contábil, Financeira e Orçamentária.

Currículo Lattes Completo: https://lattes.cnpq.br/5118650039024701


Marcelo Carlos dos Santos

Administrador, Sócio-Diretor da GEPAM. Especialista em Planejamento e Gestão Municipal pela UNESP. Foi Consultor Público na empresa Audatec – Consultoria e Assessoria de 1997 a 2004. Tem experiência na área Contábil, Orçamentária, Financeira e Defesas de contas municipais junto ao Tribunal de Contas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: licitação, gestão pública, planejamento e bens públicos.

Currículo Lattes Completo: https://lattes.cnpq.br/5275404329204113 


Local:

Hotel Leão da Montanha, Brasil
Rua Doutor Raul Mesquita, 443, Campos do Jordão, Brasil

  • Telefone: (12) 3669-8811

IMPORTANTE: Para ter acesso a tarifário especial, informe que irá participar do Curso da GEPAM

Data do curso

15 e 16/05/2025 | Quinta e Sexta-feira

Investimento

Grátis e exclusivo para clientes GEPAM

Data do curso

15 e 16/05/2025 | Quinta e Sexta-feira

Investimento

R$ 1.400,00

R$ 990,00 - Cliente GEPAM (Consultoria Mensal)

Data do curso

15 e 16/05/2025 | Quinta e Sexta-feira

Informações do curso

Dia 15 -> 9h às 12h e das 14h às 17h
Dia 16 -> 9h às 12h e das 14h às 17h

Caso queira um curso sobre algum tema que não temos no momento com inscrições abertas, solicitar no e-mail curso@gepam.adm.br
– Mencionar a quantidade de inscritos, modalidade (online/presencial) e também carga horária!
E se preferir, solicite Curso In company! Esses cursos são exclusivos e podem ser contratados de forma específica!

Observações

A Gepam reserva o direito de realizar o curso a depender do quórum. Caso seja suspenso, os valores pagos serão ressarcidos.

Cancelamentos de inscrições e solicitações de estornos deverão serem solicitados até 3 (três) dias úteis antes do evento e serão reembolsados em até 5 (cinco) dias úteis da data de solicitação.

Para os cursos EAD (gravados) a gravação ficará disponível por 15 dias a contar da data de confirmação do pagamento.

Empenho

O empenho deverá ser feito em nome de Gepam – Gestão Pública, Auditoria Contábil, Assessoria e Consultoria em Administração Municipal S/S LTDA. CNPJ: 07.164.951/0001-45

Inscrição

A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para gepam@gepam.adm.br ou WhatsApp (11) 91050-0743

Certificados

Os certificados estarão disponíveis em até 48hrs após a conclusão do curso, no Portal do Aluno na opção Downloads 

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