Seu pedido

Não há produtos no carrinho.

Notícias

CNM – Publicado o cronograma de emissão dos documentos fiscais da Reforma Tributária

Receita Federal e CGIBS publicam cronograma de obrigatoriedade dos documentos fiscais da Reforma Tributária

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 31 de julho, o cronograma de obrigatoriedade de emissão dos documentos fiscais da Reforma Tributária. De acordo com o Ato Conjunto RFB/CGIBS nº 4/2026, da Receita Federal e do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), a obrigatoriedade da emissão abrange os Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) com o destaque da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).


Objetivo da medida

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a definição permite que os Municípios e os fornecedores de sistemas se preparem para as adequações necessárias, contribuindo para uma implementação mais segura da CBS e do IBS.

Isso porque, a medida visa fornecer previsibilidade e segurança jurídica para contribuintes, profissionais da área fiscal e desenvolvedores de sistemas, permitindo o planejamento adequado para a adaptação dos sistemas às novas exigências tributárias.


Cronograma de obrigatoriedade

Entre os prazos fixados pela normativa está o de obrigatoriedade específica para cada categoria de documento fiscal eletrônico, visando garantir tempo hábil de desenvolvimento e testes.

Para tanto, foi estabelecido que a divulgação dos leiautes técnicos ainda pendentes deve ocorrer com uma antecedência mínima de 60 dias em relação à data em que o uso do respectivo documento passar a ser obrigatório.


Programa de Estímulo à Conformidade

Além disso, a medida define que, no prazo de até 30 dias, os órgãos gestores devem publicar as regras do Programa de Estímulo à Conformidade para o ano de 2026.

O programa terá foco orientador durante a fase de transição, contemplando procedimentos e condições para a autorregularização das informações fiscais por parte das empresas sem a imposição imediata de penalidades.

Confira aqui os prazos estabelecidos.


Documentos relacionados

Ato Conjunto RFB/CGIBS nº 4/2026: Diário Oficial da União

Cronograma dos prazos: Confira aqui os prazos estabelecidos


Fonte: Confederação Nacional de Municípios – CNM.

Acessado no dia 03 de agosto de 2026.

COMPARTILHE

Pesquisar

Veja também

Siga-nos no Facebook