Seu pedido

Não há produtos no carrinho.

Notícias

CNM – E-compras: em agosto, Natal e Recife recebem capacitação presencial sobre marketplace de compras públicas da CNM

CNM promove capacitação presencial do e-compras para Municípios do Nordeste

Em agosto, Municípios do Nordeste receberão a equipe da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a qualificação técnica presencial do e-compras, o recém-lançado marketplace de compras públicas da entidade.

Em Natal, a capacitação acontece nos dias 11 e 12 de agosto e conta com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Já em Recife, o encontro acontece nos dias 12 e 13 do mesmo mês com o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).


Certificação e participação

A certificação é gratuita para servidores de Municípios associados à CNM e em dia com as contribuições.

Os cursos são presenciais, com carga horária de 14,4 horas distribuídas em dois dias.

A qualificação é obrigatória para adesão à plataforma, que também é gratuita.

É necessário destacar que o curso não se confunde com o treinamento operacional de usuários, coberto pelo suporte regular do e-compras.


Curso “Especialista Certificado e-compras CNM”

O curso “Especialista Certificado e-compras CNM” prepara profissionais para implantar o Sistema de Compras Expressas (Sicx) nos Municípios com segurança técnica e jurídica.

Esse sistema foi criado pela Lei 15.266/2025 para acelerar a compra de bens e a contratação de serviços pelo setor público.

As capacitações são voltadas para:

  • Agentes públicos municipais que trabalham com licitações;
  • Agentes de contratação e pregoeiros;
  • Advogados;
  • Procuradores municipais.

Nos próximos meses, mais regiões serão contempladas com a capacitação.


O que será abordado na qualificação

A qualificação ainda prepara os profissionais dos Municípios para entender as regras do e-compras, além de orientar as prefeituras na adesão à plataforma e uso de todas as funções da ferramenta com facilidade, cobrindo também os impactos no orçamento e na contabilidade.

Para a entidade, as inovações na gestão pública só funcionam de verdade quando os profissionais que apoiam os gestores estão bem preparados.


Inscrições

Natal (RN)

Inscreva-se e confira a programação

Recife (PE)

Inscreva-se e confira a programação


Sobre o e-compras

O e-compras busca solucionar uma série de dificuldades dos gestores municipais nas compras públicas, que hoje resultam na ineficiência operacional e no elevado custo administrativo dos processos de aquisição de bens e serviços comuns.

Com a adesão à plataforma, o tempo médio de uma compra, que levaria de 30 a 60 dias por meio de um pregão, poderá ser reduzido para poucos dias ou até mesmo horas.

As estimativas são de redução de 50% a 75% nos custos operacionais, com um potencial de queda de 12% a 18% no preço final dos bens adquiridos.


Links úteis

Capacitação em Natal (RN): Especialista Certificado e-compras CNM – Natal

Capacitação em Recife (PE): Especialista Certificado e-compras CNM – Recife


Fonte: Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Acessado no dia 28 de julho de 2026.

COMPARTILHE

Pesquisar

Veja também

Siga-nos no Facebook