
A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) publicou na Seção 3 do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 24 de julho, o Extrato de Convênio entre União e Municípios que formalizaram sua adesão ao Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter).
A ferramenta da Receita integra dados de imóveis urbanos e rurais para viabilizar a operacionalização da tributação imobiliária prevista pela Reforma Tributária.
A publicação cumpre o requisito legal de dar publicidade e transparência ao ato administrativo e oficializa o compromisso firmado entre os Entes locais para a execução das ações previstas no acordo.
Orientação aos Municípios
O Conselho Técnico das Administrações Tributárias Municipais (CTAT), iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), orienta os gestores a verificarem o documento para conferir o status da formalização do seu Município.
O acompanhamento constante das publicações oficiais é fundamental para garantir o cumprimento dos prazos regulamentares, a correta prestação de contas e a execução orçamentária dos recursos pactuados.
Confira as orientações da entidade aos gestores.
Bate-papo sobre o Sinter e o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB)
Na última sexta-feira, a CNM promoveu um bate-papo sobre o Sinter e o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) no contexto da Reforma Tributária. Assista à transmissão:
Acesso ao Extrato de Convênio
Os gestores e equipes técnicas podem ter acesso direto ao documento na íntegra por meio da página do Diário Oficial da União na Imprensa Nacional.
Atendimento aos Municípios
Em caso de dúvidas sobre a operacionalização ou desdobramentos técnicos do convênio, a CNM coloca suas áreas técnicas à disposição dos Municípios pelos canais oficiais do ctat@cnm.org.br e do financas@cnm.org.br.
Documentos relacionados
Diário Oficial da União: Extrato de Convênio – Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter)
Orientações da CNM: Orientações aos gestores para acesso ao Sinter
Fonte: Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Acessado no dia 28 de julho de 2026.

