OBJETIVO:
Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre o Plano de Contratações Anual (PCA), que é uma ferramenta de governança que consolida todas as contratações que um Órgão pretende realizar no ano subsequente. O PCA possibilita ter uma visão sistêmica sobre todas as demandas de compras do Governo. Em relação a proposta orçamentária o aluno será capacitado para a elaboração e utilização eficiente do orçamento público como instrumento de planejamento e controle da gestão pública, com oficinas práticas sobre temas do cotidiano, reforçando seu embasamento teórico e normativo.
PÚBLICO-ALVO:
Prefeitos, Presidentes de Câmaras, Secretários e Diretores Municipais, Assessores Legislativos, Diretores de Autarquias e Consórcios, Servidores que atuam no Planejamento, Contabilistas, Controladores internos e Vereadores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Plano Plurianual (PPA).
- Programas, ações, metas e indicadores;
- Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- Os quesitos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M);
- Alterações do PPA.
2 – Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
- Definição;
- Anexo de Metas Fiscais;
- Anexo de Riscos Fiscais;
- Emendas legislativas;
- Demais regras da LDO.
3 – Plano de Contratação anual – inciso VII do art.12 da Lei nº 14.133
- Introdução ao Planejamento de Contratações Anual;
- Conhecendo as Etapas do PCA e seu Processo de Aplicação;
- O Sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações – SPGC.
4 . Proposta Orçamentária Anual (LOA).
- Estrutura da administração pública;
- Princípios orçamentários;
- Prazos de elaboração;
- Processo legislativo; Possibilidades de emendas ao projeto;
- Princípios Orçamentários. Autorizações para Créditos Adicionais e Operações de Créditos;
- Vedações Constitucionais e Legais;
- Classificação legal da receita orçamentária;
- Classificação legal da despesa orçamentária;
- Planejamento e controle do limite de gastos com educação, FUNDEB, saúde, recursos vinculados e Poder Legislativo;
- Planejamento e controle do limite de gastos com pessoal;
- A rotina do processo orçamentário municipal;
- As metas bimestrais de receita e o acompanhamento ao longo do exercício (conceito de limitação de empenhos);
- Alterações no Orçamento: Os Créditos Adicionais;
- Reserva de Contingência;
- Emendas Impositivas;
- Anexos que compõem a proposta orçamentária;
- Modelo de Projeto de lei.
INCLUSO:
Material didático, Certificado de Participação e Coffee Break.
PROFESSOR:
Antonio Moreno
Contabilista, Historiador, Sócio-diretor da GEPAM, Especialista em Planejamento e Gestão Municipal pela UNESP; Especialista em Direito Municipalista pela Fundação de Ensino “Eurípedes Soares da Rocha” – Faculdade de Direito de Marília/ SP. Exerceu na Prefeitura Municipal de Adamantina os cargos de: Contador – 1984; Chefe do Setor de Contabilidade – 1984 à 1985; Chefe do Setor de Bens Patrimoniais – 1986; Chefe do Setor de Planejamento e Controle – 1987 à 1989; Secretário de Administração – 1990 à 1996; Presidente da Comissão Permanente de Licitação – 1993. Já foi Sócio-Diretor da extinta empresa Audatec – Consultoria e Assessoria entre os anos de 1994 à 2004. Tem experiência na Contábil, Financeira e Orçamentária.
LOCAL:
Hotel Panorama
Endereço: Rua Independência, 143 – Águas de Lindóia/SP – 13940-000
Site: https://hotelpanorama.com.br/
OBSERVAÇÃO:
O Hotel Panorama tem tarifário especial com DESCONTOS para os participantes do evento. Entrem em contato DIRETO com:
- André Zancan – Hotel Panorama Aguas Lindóia
- Tel.: (11) 97205-1024
- E-mail: andre.reservas@hotelpanorama.com.br
TARIFAS – HOTEL PANORAMA: