Curso presencial – Elaboração do Orçamento de 2024 na prática

Curso presencial – Elaboração do Orçamento de 2024 na prática

OBJETIVO:

Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre o Plano de Contratações Anual (PCA), que é uma ferramenta de governança que consolida todas as contratações que um Órgão pretende realizar no ano subsequente. O PCA possibilita ter uma visão sistêmica sobre todas as demandas de compras do Governo. Em relação a proposta orçamentária o aluno será capacitado para a elaboração e utilização eficiente do orçamento público como instrumento de planejamento e controle da gestão pública, com oficinas práticas sobre temas do cotidiano, reforçando seu embasamento teórico e normativo.

PÚBLICO-ALVO:

Prefeitos, Presidentes de Câmaras, Secretários e Diretores Municipais, Assessores Legislativos, Diretores de Autarquias e Consórcios, Servidores que atuam no Planejamento, Contabilistas, Controladores internos e Vereadores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Plano Plurianual (PPA).

  • Programas, ações, metas e indicadores;
  • Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • Os quesitos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M);
  • Alterações do PPA.

2 – Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

  • Definição;
  • Anexo de Metas Fiscais;
  • Anexo de Riscos Fiscais;
  • Emendas legislativas;
  • Demais regras da LDO.

3 – Plano de Contratação anual – inciso VII do art.12 da Lei nº 14.133

  • Introdução ao Planejamento de Contratações Anual;
  • Conhecendo as Etapas do PCA e seu Processo de Aplicação;
  • O Sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações – SPGC.

4 . Proposta Orçamentária Anual (LOA).

  • Estrutura da administração pública;
  • Princípios orçamentários;
  • Prazos de elaboração;
  • Processo legislativo; Possibilidades de emendas ao projeto;
  • Princípios Orçamentários. Autorizações para Créditos Adicionais e Operações de Créditos;
  • Vedações Constitucionais e Legais;
  • Classificação legal da receita orçamentária;
  • Classificação legal da despesa orçamentária;
  • Planejamento e controle do limite de gastos com educação, FUNDEB, saúde, recursos vinculados e Poder Legislativo;
  • Planejamento e controle do limite de gastos com pessoal;
  • A rotina do processo orçamentário municipal;
  • As metas bimestrais de receita e o acompanhamento ao longo do exercício (conceito de limitação de empenhos);
  • Alterações no Orçamento: Os Créditos Adicionais;
  • Reserva de Contingência;
  • Emendas Impositivas;
  • Anexos que compõem a proposta orçamentária;
  • Modelo de Projeto de lei.

INCLUSO:

Material didático, Certificado de Participação e Coffee Break.

PROFESSOR:

Antonio Moreno

Contabilista, Historiador, Sócio-diretor da GEPAM, Especialista em Planejamento e Gestão Municipal pela UNESP; Especialista em Direito Municipalista pela Fundação de Ensino “Eurípedes Soares da Rocha” – Faculdade de Direito de Marília/ SP. Exerceu na Prefeitura Municipal de Adamantina os cargos de: Contador – 1984; Chefe do Setor de Contabilidade – 1984 à 1985; Chefe do Setor de Bens Patrimoniais – 1986; Chefe do Setor de Planejamento e Controle – 1987 à 1989; Secretário de Administração – 1990 à 1996; Presidente da Comissão Permanente de Licitação – 1993. Já foi Sócio-Diretor da extinta empresa Audatec – Consultoria e Assessoria entre os anos de 1994 à 2004. Tem experiência na Contábil, Financeira e Orçamentária.

LOCAL:

Hotel Panorama

Endereço: Rua Independência, 143 – Águas de Lindóia/SP – 13940-000

Site: https://hotelpanorama.com.br/ 

OBSERVAÇÃO:

O Hotel Panorama tem tarifário especial com DESCONTOS para os participantes do evento. Entrem em contato DIRETO com:

  • André Zancan – Hotel Panorama Aguas Lindóia
  • Tel.: (11) 97205-1024
  • E-mail: andre.reservas@hotelpanorama.com.br

TARIFAS – HOTEL PANORAMA:

Data do curso

08 e 09/08/2023

Investimento

Grátis e exclusivo para clientes GEPAM

Data do curso

08 e 09/08/2023

Investimento

R$ 1.600,00

R$ 900,00 - Cliente GEPAM (Consultoria Mensal)

Informações do curso

Dia 08

das 09h às 12h e das 14h às 17h

Dia 09

das 08h às 12h

Inscrições:
Deverão ser feitas até o dia 04/08/2023

Observações

A Gepam reserva o direito de realizar o curso a depender do quórum. Caso seja suspenso, os valores pagos serão ressarcidos.

Cancelamentos de inscrições e solicitações de estornos deverão serem solicitados até 3 (três) dias úteis antes do evento e serão reembolsados em até 5 (cinco) dias úteis da data de solicitação.

Para os cursos EAD (gravados) a gravação ficará disponível por 15 dias a contar da data de confirmação do pagamento.

Empenho

O empenho deverá ser feito em nome de Gepam – Gestão Pública, Auditoria Contábil, Assessoria e Consultoria em Administração Municipal S/S LTDA. CNPJ: 07.164.951/0001-45

Inscrição

A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para gepam@gepam.adm.br ou WhatsApp (11) 91050-0743

Certificados

Os certificados estarão disponíveis em até 48hrs após a conclusão do curso, no Portal do Aluno na opção Downloads 

Open chat