Curso presencial – Transferegov.br (Celebração, Execução, Acompanhamento e Prestação de Contas) Desenvolvimento na prática

Curso presencial – Transferegov.br (Celebração, Execução, Acompanhamento e Prestação de Contas) Desenvolvimento na prática

OBJETIVOS:

Capacitar profissionais para atuar como técnicos na operacionalização do Transferegov.br, em todas as fases das transferências voluntárias.

PÚBLICO-ALVO:

  • Coordenadores e gerentes de projetos, operadores do Transferegov.
  • Procuradores, Advogados, Contadores, Administradores, Prefeitos, Vereadores e Consultores.
  • Servidores públicos das áreas de Contratos, de Projetos, Financeiras e Jurídicas.
  • Membros de Comissão de Licitação, Pregoeiros e Equipes de Apoio.
  • Secretários, Assessores, Diretores, Coordenadores e Assistentes do Poder Executivo.

PROGRAMAÇÃO:

I – Geral

  • Apresentação do Portal de Convênios
  • Decreto nº 11.271/2022, que altera Plataforma +Brasil para Transferegov.br
  • Sistema de Gestão de Parcerias da União – Sigpar

II – Cadastro de Proposta e Plano de Trabalho

  • Pesquisa de programas
  • Seleção de programas
  • Inclusão de proposta
  • Programas e desdobramentos na estrutura de propostas
  • Planejamento prévio do projeto e documentação de apoio
  • Preenchimento de proposta
  • Preenchimento de plano de trabalho

III – Termo de Referência/Projeto Básico

  • Modelos de Termos de Referência
  • Formas de preenchimento
  • Cláusula suspensiva

IV – Celebração

  • Referência normativa
  • CAUC e sistema de transferências voluntárias
  • Inclusão
  • Alterações ocorridas na PI nº 424/2016

V – Encaminhamento de Proposta e Acompanhamento da Análise

  • Pesquisa de propostas
  • Estudo sobre os status da proposta
  • Fluxo de tramitação
  • Análise técnica da proposta
  • Emissão de parecer
  • Análise técnica do Termo de Referência/Projeto Básico

VI – Convênio

  • Fluxos, prazos e considerações gerais
  • Abrir conta específica – Empenho
  • Minuta
  • Cláusula suspensiva
  • Publicação
  • Vinculação dos fiscais, supervisores e terceiros ao convênio

VII – Execução da Fase inicial

  • Regularização da conta específica
  • Aspectos gerais sobre a indicação dos ordenadores de despesa
  • Registrar Notificação

VIII – Contratação – Convênios e Contratos de Repasse (PI 424)

  • Requisitos Básicos de Contratação dos Entes Federados
  • Pregão
  • Requisitos para o uso de Ata de Registro de Preço e de uma licitação já realizada
  • Integração do Sistema de Compras à Plataforma Transferegov (noções gerais)
  • Documentação mínima obrigatória
  • Apresentação do Portal de Convênios
  • Modelagem operacional e funcional do Sistema
  • Novas funcionalidades de acordo com a NLLC 14.133/2021

IX – Aceite das Contratações

  • Requisitos para aceite da contratação
  • Exercício do Aceita da contratação

X – Contrato

  • Requisitos dos Contratos Administrativos
  • Obrigatoriedade do Contrato Administrativo
  • Faculdade do Contrato Administrativo
  • Exercício da Inclusão de Contratos
  • Vinculação de Metas
  • Termo Aditivo

XI – Liberação dos Recursos

  • Requisitos para Liberação dos Recursos
  • Parcela Única
  • Três parcelas ou mais percentuais mínimos
  • Prazos Nova Portaria 558/2019

XII – Liquidação de Despesas

  • Requisitos para Liquidação da Despesa Pública
  • Cadastramento de Credor
  • Autorização do Gestor Financeiro e do Ordenador de Despesas
  • Documentos de Liquidação
  • Vinculação de metas, etapas, licitação e itens ao documento de liquidação

XIII – Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV)

  • Condições para o Pagamento
  • Tipos de OBTV
  • Comprovação do pagamento dos tributos retidos

XIV – Ajustes do Plano de Trabalho

  • Procedimentos
  • Fluxo do ajuste
  • Solicitação
  • Parecer
  • Inclusão de solicitação de ajuste

XV – Termo Aditivo, Prorrogação de Ofício

  • Procedimentos
  • Ajustes decorrentes
  • Realização das alterações

XVI – Rendimentos de Aplicação

  • Uso dos rendimentos de aplicação
  • Inclusão da solicitação de uso

XVII – Relatórios de Execução

  • Visão geral dos relatórios
  • Fluxo e tramitação dos relatórios

XVIII- Prestação de Contas

  • Conceitos gerais
  • Relatório de cumprimento de objeto
  • Alcance dos objetivos
  • Relatórios
  • Descrição OBTV Convenente
  • Resgate Total para Devolução
  • Devolução dos recursos
  • Arquivos gerais a serem anexados
  • Envio da prestação de contas pelo convenente

INCLUSO:

Material didático, Certificado de Participação e Coffee Break.

PROFESSORA:

Geovane Teresinha Ebert 

Instrutora de cursos da EVG, é graduada em Administração pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2013) e pós-graduada, em nível de especialização, em Gestão Pública, pela UNISUL (2017), Especialista em Projetos e Gestão Administrativa, é Consultora com vasta experiência na área da administração pública, residindo em Porto Alegre, é proprietária da empresa GE Consultoria e Treinamentos Ltda, no cargo de diretora, atuando em diversos município e entidades na gestão de programas governamentais, com conhecimentos técnicos e uma vivência prática da administração pública. Ministra cursos na área de captação de recursos para órgãos públicos no RS, SC, SP, MG, BH, RJ e MS entre outros Estados, além de integrar os instrutores de cursos no IGAM-Instituto Gamma de Assessoria à órgãos Públicos. É capacitada pelos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Educação (FNDE) e da Saúde, exercendo a função de coordenadora de projetos e convênios nos programas federais para administrações públicas e entidades privadas em fins lucrativos na Plataforma Transferegov; no Fundo Nacional da Saúde (FNS) para o cadastramento das propostas e acompanhamento no SISMOB-Sistema de Monitoramento de Obras; e também na área da Educação, na elaboração no SIMEC do Plano de Ações Articuladas (PAR), Obras 2.0 e seus sistemas relacionados, com ênfase no Transporte Escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola- PDDE, Programa Brasil Carinhoso, SIGARP, SIGPC, CAE e CACS/FUNDEB.

LOCAL:

HOTEL DAN INN – Anhanguera
Rua Benjamin Franklin, 683 | Techno Park
Campinas/SP | 13069-360
Telefone: (19) 3518-6000
E-mail: reservas@daninnanhanguera.com.br

OBSERVAÇÃO: Levar NOTEBOOK para aula prática!

Data do curso

01 e 02/08/2023

Investimento

Grátis e exclusivo para clientes GEPAM

Data do curso

01 e 02/08/2023

Investimento

R$ 2.485,00

R$ 2.100,00 - Cliente GEPAM (Consultoria Mensal)

Informações do curso

Dia 01 
das 09h às 12h e das 13:30h às 17:30h

Dia 02
das 09h às 12h e das 13:30h às 17:30h

Observações

A Gepam reserva o direito de realizar o curso a depender do quórum. Caso seja suspenso, os valores pagos serão ressarcidos.

Cancelamentos de inscrições e solicitações de estornos deverão serem solicitados até 3 (três) dias úteis antes do evento e serão reembolsados em até 5 (cinco) dias úteis da data de solicitação.

Para os cursos EAD (gravados) a gravação ficará disponível por 15 dias a contar da data de confirmação do pagamento.

Empenho

O empenho deverá ser feito em nome de Gepam – Gestão Pública, Auditoria Contábil, Assessoria e Consultoria em Administração Municipal S/S LTDA. CNPJ: 07.164.951/0001-45

Inscrição

A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para gepam@gepam.adm.br ou WhatsApp (11) 91050-0743

Certificados

Os certificados estarão disponíveis em até 48hrs após a conclusão do curso, no Portal do Aluno na opção Downloads 

Open chat