Apresentação:
A Reforma Tributária do Consumo já começou. O ano de 2026 será um ano de teste e ajuste para as novas sistemáticas de tributação, arrecadação e distribuição de receitas tributárias. O que o município precisa fazer no período de 2026 a 2032?
Neste curso vamos detalhar todas as ações e mudanças a serem adotadas pelos Municípios no período de transição do Sistema de Tributação Nacional.
Programa:
As regras e princípios trazidos pela EC n° 32/2023.
As mudanças no Código Tributário Municipal e a adoção dos novos princípios.
Os tributos municipais afetados pela reforma.
Como calcular os índices médios de repasse do ISSQN e do ICMS que serão aplicados sobre a receita do IBS a partir de 2029. E como verificar se o município ganha ou perde com a reforma.
Adequação da legislação municipal para a estruturação da Administração Tributária Municipal e as competências dos cargos de carreira fiscal.
A mudança no processo administrativo fiscal.
O acompanhamento das emissões de notas fiscais de serviços e a adoção dos novos códigos (CST- c Class Trib e NBS). A capacitação dos servidores municipais para orientarem e fiscalizarem o correto preenchimento das Notas Fiscais de padrão nacional.
As correções e ajustes nos cadastros mobiliário e imobiliário.
O novo sistema de licenciamento municipal de empresas.
Convênio SINTER e adoção do CIB (Cadastro Imobiliário Brasileiro).
A atuação dos servidores fiscais e dos procuradores no Comitê Gestor do IBS.
Professor:

Edilson Pereira de Godoy
Professor na EVG – escola Virtual de Governo da Gepam, Advogado Tributarista; Economista e Contabilista, com especialização em gestão da qualidade total, pós-graduado em Metodologia e Gestão em EAD, pós-graduado em Direito Processual Civil, pós-graduado em Gestão Pública, e Mestre em Administração Econômico-Financeira pela CEAPOG de São Caetano do Sul/SP; e em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP. Professor Universitário de graduação e pós-graduação, das áreas de direito e de finanças, membro do Grupo de Pesquisa sobre Improbidade Administrativa da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP. Atuou por mais de uma década como Fiscal de Rendas da Prefeitura Municipal de Pirassununga/SP; foi integrante da “Comissão de Análise e Estudo do DIPAM” na mesma Prefeitura; foi Secretário Municipal de Finanças e Secretário Municipal de Segurança Pública, é Consultor Assessor de diversas Prefeituras Municipais; Consultor de empresas privadas e Empresário da área de telecomunicações; Autor de artigos e trabalhos publicados; É professor convidado da USP e da UNICAMP, autor do livro “Manual Prático de Tributação Municipal”, e do ensino de Fiscalização a Distância e de capítulos dos livros LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO e AÇÕES COLETIVAS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA.



