Curso Presencial (Bauru/SP) – Gestão Legal da Educação Municipal

Curso Presencial (Bauru/SP) – Gestão Legal da Educação Municipal

Aspectos Legais e Práticos

APRESENTAÇÃO:

O conhecimento das bases legais da educação nacional é condição essencial para que o gestor público atue com eficiência e segurança. São muitos os marcos legais da educação, a começar pela Constituição Federal, passando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, leis infraconstitucionais, atos do Conselho Nacional da Educação e dos demais órgãos que atuam na área.

O presente curso tem por objetivo apresentar aos dirigentes municipais de educação e aos membros que compõem a sua equipe, os princípios e as bases da legislação educacional vigente, de forma a capacitá-los para atuarem dentro da mais absoluta legalidade e transparência.

Serão tratados temas como à garantia do direito à educação, carreira do magistério, atribuição de classes e aulas, a organização e o funcionamento dos sistemas municipais de ensino, bem como a atualização dos regimentos escolares.

Durante o curso o professor adotará estratégias pedagógicas que permitam aos participantes exporem suas dúvidas, bem como apresentará soluções legais para solução das mesmas.

 PÚBLICO ALVO:

Dirigentes Municipais de Educação, Diretores de Administração; Procuradores Jurídicos, Supervisores de Ensino, Diretores e Vice-Diretores de Escolas, Professores, Coordenadores Pedagógicos, membros dos Conselhos Municipais de Educação e dos Conselhos de Acompanhamento do FUNDEB.

PROGRAMA DO CURSO

I – GESTÃO LEGAL: Noções de Direito Educacional

  1. Direito Público Subjetivo: conceituação;
  2. O dever do Estado e da família para com a educação;
  3. A responsabilidade dos agentes públicos municipais;
  4. Princípios constitucionais que norteiam a educação;
  5. Âmbito de atuação prioritária dos Municípios;
  6. Atendimento as crianças de zero a três anos de idade em creches: obrigatoriedade ou simples ato de vontade do Poder Público?
  7. Sanções legais aplicáveis aos agentes públicos pelo não oferecimento adequado dos serviços educacionais.

 

II – GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS 

  1. Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica

1.1 Elaboração ou Adequação do Plano de Carreira do Magistério Público de Educação Básica e dos Profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional;

1.2. Fundamentos Legais.

1.3. O processo de elaboração ou adequação dos Planos de Carreira;

1.4. As diretrizes das carreiras editadas pelo Conselho Nacional de Educação;

1.5. O piso nacional do magistério

  1. Atribuição de Classes e Aulas

2.1. Professores efetivos;

2.2. Professores substitutos: contratações temporárias e eventuais;

2.3. Carga suplementar e dobras de período;

2.4. Acumulação legal de cargos, empregos e funções.

III – GESTÃO DO SISTEMA: Organização de Sistemas Municipais de Ensino Autônomos

  1. Bases legais para organização, implantação e funcionamento;
  2. Legislação aplicável;
  3. Estrutura e funcionamento.

IV – GESTÃO DA VIDA ESCOLAR: Regimentos Escolares

  1. Bases legais para elaboração/revisão, adequação;
  2. Aprovação e homologação;
  3. Normas de convivência e gestão;
  4. Poder hierárquico e aplicação de medidas disciplinares.

INSCREVA-SE AGORA

PROFESSORES:

José Silvio Graboski de Oliveira

Sócio-diretor do escritório Graboski Advogados Associados. Pós-graduado em Direito Educacional. Membro da ABRADE – Associação Brasileira de Direito Educacional. Foi Secretário Municipal de Educação, Vereador e Assistente Técnico do CEPAM – Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal. Atual consultor Jurídico da UNDIME-SP Palestrante em diversos Seminários e Conferências. Presta consultoria a dezenas de secretarias municipais de educação tendo elaborado Planos de Carreira do Magistério para diversos municípios.

Luís Henrique Martins Graboski de Oliveira

Advogado graduado pela FAI – Faculdades Adamantinenses Integradas. Consultor jurídico do escritório Graboski Advogados Associados na área do Direito Educacional. Consultor jurídico da Undime-SP desde 2019.

 

LOCAL:

  • Obeid Plaza Hotel
  • Endereço: Av. Nações Unidas, 19-50 – Vila Nova Cidade Universitária, Bauru – SP, 17012-20
  • Telefone: (14) 3234-5300

Data do curso

18/04/2024

Investimento

Grátis e exclusivo para clientes GEPAM

Data do curso

18/04/2024

Investimento

R$ 1.170,00

R$ 990,00 - Cliente GEPAM (Consultoria Mensal)

Informações do curso

Das 09h às 12h e das 14h às 17h

Caso queira um curso sobre algum tema que não temos no momento com inscrições abertas, solicitar no e-mail curso@gepam.adm.br
– Mencionar a quantidade de inscritos, modalidade (online/presencial) e também carga horária!
E se preferir, solicite Curso In company! Esses cursos são exclusivos e podem ser contratados de forma específica!

Observações

A Gepam reserva o direito de realizar o curso a depender do quórum. Caso seja suspenso, os valores pagos serão ressarcidos.

Cancelamentos de inscrições e solicitações de estornos deverão serem solicitados até 3 (três) dias úteis antes do evento e serão reembolsados em até 5 (cinco) dias úteis da data de solicitação.

Para os cursos EAD (gravados) a gravação ficará disponível por 15 dias a contar da data de confirmação do pagamento.

Empenho

O empenho deverá ser feito em nome de Gepam – Gestão Pública, Auditoria Contábil, Assessoria e Consultoria em Administração Municipal S/S LTDA. CNPJ: 07.164.951/0001-45

Inscrição

A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para gepam@gepam.adm.br ou WhatsApp (11) 91050-0743

Certificados

Os certificados estarão disponíveis em até 48hrs após a conclusão do curso, no Portal do Aluno na opção Downloads 

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