Apresentação:
Recentemente, temos observado um desafio recorrente nos municípios: a implantação e operação eficaz do Sistema de Controle Interno. A obrigatoriedade deste sistema foi recentemente reforçada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, porém, muitas vezes, esbarramos na dificuldade de designar um Controlador Interno qualificado, o que resulta na atribuição dessa função a servidores sem a devida capacitação.
Essa lacuna, frequentemente, decorre da impossibilidade de realizar concursos exclusivamente para essa finalidade ou da ausência de profissionais com o perfil adequado em nosso quadro de serviços.
Nesse contexto, gostaríamos de convidá-lo(a) para a “Formação do Controlador Interno”, um curso desenvolvido para oferecer aos participantes uma visão abrangente dos principais aspectos relacionados às práticas da Administração Pública que demandam atenção na execução do sistema de controle interno.
Esperamos contar com a sua participação ativa nesta iniciativa, que certamente contribuirá para o aprimoramento dos processos internos e para o cumprimento das exigências legais.
Programa:
Controle Interno – Cenário atual
A instrução nº 01 de 2020 do TCE-SP
O Controle interno
- Legislação Aplicada
- Definições e implantação
- Relação com o Tribunal de Contas
- O controlador Interno
Principais pontos de controle e auditoria
- Planejamento Orçamentário
- Execução Orçamentária
- Recursos Legalmente vinculados
- Limites da Lei de Responsabilidade Fiscal
Os alertas do Tribunal de contas
Ferramentas do controle Interno
– Plano de auditoria interna
– Checklist
– Auditoria
– Relatório do controle interno
Professor:
Prof. João Paulo Silvério
Administrador Público, Instrutor da EVG – GEPAM, Graduado pela UNESP de Araraquara, Pós-graduado em Competências Gerenciais Pública na mesma instituição, Especialista em Planejamento Governamental, Gestão Patrimonial e Gestão de Custos no Setor Público, Coautor do livro Contabilidade Pública, Inovações, Aplicações e Reflexos e Assessor Técnico na Empresa Fiorilli Software