Apresentação do curso:
Ao profissional da Educação Básica Pública é imprescindível entender como o Direito à Educação está sistematizado na Legislação Brasileira. A Constituição Federal de 1988, Lei maior do nosso país, previu que os cidadãos têm direitos que são FUNDAMENTAIS, dentre eles o Direito à Educação, e atribuiu essa responsabilidade ao Poder Público e às Famílias. A partir disso, se desdobram uma série de garantias e deveres em relação à oferta desse serviço educacional público previstas em Leis Nacionais de grande relevância. Portanto, o profissional da Educação precisa conhecer essa legislação básica, pois ela é o ponto de partida para uma atuação eficiente e segura. E tão importante quanto conhecer a legislação nacional de referência, é saber aplicá-la e compatibilizá-la às situações reais que se apresentam no dia-a-dia das escolas e do sistema educacional municipal.
Programa:
1 – Direito à Educação fundamentado em 3 Pilares: Organização Escolar, Financiamento Público e Profissionais da Educação.
2 – Organização da Educação Escolar.
2.1. Bases da Legislação Educacional;
2.2. Composição da Educação Escolar no Sistema Educacional Brasileiro;
2.3. Deveres do Poder Público e Deveres das Famílias;
2.4. Condutas em Ambiente Escolar: deveres e responsabilidades dos alunos, pais e profissionais da Educação;
2.4.1. Faltas disciplinares, o que a escola deve fazer?
2.4.2. Previsão nos regimentos escolares e normas de conduta fixadas pelo Conselho de Escola;
2.4.3. Medidas Disciplinares previstas no Regimento Escolar – há fundamentação legal para aplicá-las?
2.4.4. Procedimentos a serem adotados pelos membros da equipe escolar: registro de ocorrências nas escolas e encaminhamentos aos órgãos e autoridades competentes;
2.5. Expedição de Normas complementares no âmbito do Sistema Municipal de Ensino.
2.6. Principais providências da Gestão da Educação Municipal: atribuição de classes e aulas, calendário escolar, concurso e processos seletivos públicos, etc.
3 – Financiamento da Educação Escolar Pública.
3.1. Como custear a Educação Pública e Gratuita?
3.2. Quais são os recursos financeiros destinados à manutenção da Educação?
3.3. Em quais despesas e ações esses recursos podem ser utilizados?
4 – Profissionais da Educação Básica Pública.
4.1. Quem são os profissionais da Educação?
4.2. Valorização dos profissionais da Educação Escolar Pública: Planos de Carreira;
4.3. Direitos dos Profissionais do Magistério Público de Educação Básica;
4.3.1. Composição da Jornada de Trabalho: 2/3 de atividades com alunos e 1/3 de atividades extraclasse;
4.3.2. Piso Salarial do Magistério.
Professora:
Sarita da Matta Dias Peres
Sócia do escritório Graboski Advogados Associados e da Pública Gestão Educacional. Pós-graduada em Direito Educacional, Direito Municipal e Direito e Processo do Trabalho. Palestrante em Seminários e Conferências. Consultora da UNDIME-SP e de secretarias municipais de educação na área de Direito Educacional.