OBJETIVO DO CURSO:
O objetivo deste curso é capacitar os servidores públicos municipais para promover a gestão eficiente da Dívida Ativa Municipal através da aplicação de metodologia de inteligência fiscal. Através disto busca-se criar estratégias legais, administrativas e judiciais para gerenciar e diminuir o acúmulo de Dívida Ativa, apresentando um plano de ação para otimizar, racionalizar e acelerar o recebimento de créditos municipais de forma eficaz.
PÚBLICO-ALVO:
Servidores Públicos Municipais; Agentes de Fiscalização Tributários; Procuradores do Município; Servidores responsáveis pela Cobrança da Dívida Ativa; Contadores; Tesoureiros; Secretários e Diretores municipais; Servidores da Câmara Municipal; Controle Interno; Prefeitos e Vereadores.
1. INTRODUÇÃO
1.1. Noções introdutórias sobre Dívida Ativa
1.2. Espécies de créditos no âmbito municipal
1.3. Origem da Dívida Ativa
1.4. Constituição.
1.5. Etapas da cobrança.
2. DÍVIDA ATIVA
2.1. Legislação de Referência acerca do tema
2.2. Diferenças e especificidades entre à dívida ativa tributária e não tributária
2.3. Dívida Ativa Municipal, uma abordagem tributária, econômica e social
2.4. Uma análise da dívida ativa municipal.
2.5. Contribuintes responsáveis pela Dívida Ativa Municipal
2.6. Tópicos contemporâneos e novas abordagens sobre o tratamento da Dívida Ativa.
3. DÍVIDA ATIVA PERANTE A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
3.1. Improbidade e Dívida Ativa
3.2. Renúncia de Receita
4. ESTRATÉGIAS ADMINISTRATIVAS PARA O CONTROLE E REDUÇÃO DA DÍVIDA ATIVA.
4.1. A Dívida Ativa como patrimônio do município.
4.2. Os diversos setores do Município e sua participação na melhoria da gestão da Dívida Ativa.
4.3. Atualização do Cadastro dos Contribuintes.
4.4. Procedimentos internos para gestão da Dívida Ativa Municipal.
4.5. O uso de tecnologias para a gestão da Dívida Ativa.
4.6. Instituição de anistia, remissão e outros benefícios fiscais. Instituição de parcelamentos especiais (“REFIS”).
4.7. Formas alternativas e atraentes de pagamento do débito (previsão de extinção do crédito através de compensação, dação em pagamento ou transação).
4.8. Criação de CADIN Municipal. Instituição de arrolamento obrigatório de bens para dívidas lançadas de grande vulto. Criação de “Conselho de Contribuintes”.
4.9. Delegação da cobrança extrajudicial para empresas de cobrança ou instituições financeiras (Resolução nº 33 do SF).
4.10. Instrumentos administrativos para a cobrança da Dívida Ativa: Protesto da CDA e inscrição dos créditos na SERASA.
4.11. Análise e revisão do processamento da dívida ativa, bem como dos valores inscritos (baixa em razão de prescrição, valores cobrados em excesso ou sem comprovação pertinente).
5. ESTRATÉGIAS JUDICIAIS PARA O CONTROLE E REDUÇÃO DA DÍVIDA ATIVA
5.1. O papel das Procuradorias desde a inscrição do crédito em dívida ativa até o efetivo pagamento
5.2. Execução Fiscal como última medida de cobrança
5.3. Alteração do sujeito passivo
5.4. Valor mínimo de ajuizamento – como apurar e estabelecer
5.5. Formas de constrição do crédito.
5.6. Convênio com poder judiciário
5.7. Jurisprudência dos Tribunais
5.8. Regulamentações necessárias para operacionalizar a dívida ativa
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Prof. Me. Raphael Torrezan
• Instrutor da EVG – Escola Virtual de Governo da Gepam
• Doutorando em Economia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. – FCLAr/Unesp
• Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. – FCLAr/Unesp
• Especialista em Gestão Pública Municipal pela Unifesp
• Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCLAr/Unesp
• Professor nos Cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração na Instituição Toledo de Ensino – ITE
• Professor do Departamento da Administração Pública da Universidade Estadual Paulista “ Júlio de Mesquita Filho”
• Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista “ Júlio de Mesquita Filho”
• Pesquisador do Grupo de Estudos “Federalismo Fiscal e Políticas Públicas” da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
• Pesquisador do Projeto de Extensão UNESP nos Municípios: apoio ao desenvolvimento econômico dos municípios da área de influência da FCLAR
• Desenvolveu pesquisas acerca dos impactos fiscais-financeiros da crise econômica nos municípios paulistas, estudo premiado pela UNESP como a melhor iniciação cientifica em Ciências Econômicas em 2014
• Pesquisador em parceria com o Departamento de Engenharia da UFSCar referente aos investimentos do programa Minha Casa Minha Vida nos municípios de Araraquara e São José do Rio Preto
• Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais sobre Administração Pública e Gestão.
• Participação em congressos nacionais e internacionais
• Membro do Conselho Regional de Economia – Corecon/SP
• Secretário de Planejamento na Estância Turística de Ibitinga-SP – 2021 – atual
• Secretário de Governo na Estância Turística de Ibitinga-SP – 2020
• Diretor do Departamento de Contabilidade, Orçamento e Receitas 2017 – 2020
• Assessor Para Assuntos Tributários no ano 2017