APRESENTAÇÃO:
Esse treinamento é oferecido com o objetivo de capacitar os técnicos municipais acerca da necessidade de adequação dos sistemas e dos registros contábeis aos padrões estabelecidos pela STN para o envio das MSC’s que servirá de base para a geração do rascunho das demonstrações fiscais e contábeis.
PÚBLICO-ALVO:
Por ser eminentemente técnico, é dirigido prioritariamente aos Contadores, Técnicos em Contabilidade e demais responsáveis pelo setor contábil dos municípios.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Regras da Portaria STN nº 642/2019, acerca da periodicidade, formato e sistema relativos à disponibilização das informações e dos dados contábeis, orçamentários dos entes federados relativos ao enceramento do exercício de 2023.
2. Matriz de Saldos Contábeis: regras gerais e principais observações:
2.1 Formas de envio da MSC
2.2 Estrutura da MSC
2.3 Tipos de MSC
2.4 Processo de geração de relatórios contábeis e fiscais a partir da MSC
2.5 Leiaute e informações complementares da MSC
2.6 Mapeamento dos demonstrativos fiscais a partir da MSC
3. Relatório de Gestão Fiscal: regras gerais, principais observações sobre a estrutura e preenchimento e as validações.
4 Relatório Resumido da Execução Orçamentária: regras gerais, principais observações sobre a estrutura e preenchimento e as validações.
5. Demonstrativo de Contas anuais (DCA): regras gerais, principais observações sobre a estrutura e preenchimento e as validações.
PROFESSORA:
Bruna Travi
Contadora, graduado pela Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (RS), MBA em Contabilidade Aplicada ao Setor Público; exerceu, por 7 anos, o cargo de consultor contábil da empresa IGAM (Porto Alegre/RS); atualmente desempenha o papel Sócia-Diretora da Empresa Visione Consultoria e Assessoria Privada e Pública, bem como é palestrantes, instrutor e professora de treinamento, seminário, webnar e cursos on-line, sendo que suas atividades são desempenhadas nas áreas de: Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP); Fiscal (RGE e RREO); Matriz de Saldos Contábeis; Siconfi; Tesouraria e Conciliação Bancária; Finanças Públicas; DCASP e Notas Explicativas; e Controles Internos.