Público-Alvo:
O curso é destinado aos servidores integrantes de Comissões Disciplinares, Diretores das áreas de Pessoal, da Fazenda e de Recursos Humanos, às Chefias relacionadas com Administração e Remuneração de Pessoas, Secretários de Governo, Prefeitos e Vice-Prefeitos, Vereadores, Diretores de autarquias, Procuradores e Assessores Jurídicos, bem como Servidores Públicos, estudantes e demais interessados no tema.
Objetivo:
O curso sobre sindicância e processo administrativo disciplinar tem como objetivo preparar os servidores para atuarem nas sindicâncias e nos processos administrativos disciplinares, apresentando entendimentos atuais dos tribunais pátrios, orientando para que não cometam atos que podem ensejar a anulação dos processos no poder judiciário, abordando todas as fases do processo, desde a formação das comissões, portaria inicial, citação, audiências, perícias, alegações finais e relatório, comentando e instruindo sobre a forma mais indicada para cada ato.
Apresentação:
A partir da edição da EC 19-98, que inseriu no artigo 37 da Constituição da República o princípio da eficiência, as Administrações buscaram a qualificação de seus servidores, como forma de realização desse princípio. Neste contexto, a realização de sindicâncias e processos administrativos disciplinares busca corrigir as distorções encontradas, funcionando como garantia para o servidor e como ferramenta pedagógica para a Administração.
Programação:
I – VISÃO GERAL:
- Conceito e finalidade da Sindicância;
- Conceito e finalidade do Processo Administrativo Disciplinar (PAD);
- Principais diferenças entre Sindicância e PAD;
II – O PAPEL DOS GESTORES NA APURAÇÃO DE INFRAÇÕES E IRREGULARIDADES
III – PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE DEVERÃO SER OBSERVADOS NA SINDICÂNCIA E NO PAD
IV – SINDICÂNCIA:
1 – TIPOS DE SINDICÂNCIA:
- Investigativa, preparatória ou inquisitória;
- Acusatória, punitiva ou contraditória;
- Patrimonial.
2 – FASES DA SINDICÂNCIA:
2.1 – INSTAURAÇÃO DA SINDICÂNCIA E DESIGNAÇÃO DA COMISSÃO DE SINDICÂNCIA OU SINDICANTE:
- Autoridade competente para a instauração;
- Meio / instrumento adequado para a instauração da Sindicância e a designação dos membros da Comissão de Sindicância ou Sindicante;
- Definição do objeto da Sindicância;
- Requisitos, impedimentos e suspeições para compor a Comissão de Sindicância ou Sindicante;
- Atribuições da Comissão de Sindicância ou Sindicante;
2.1.1 – PRAZOS:
- Definição do prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão de Sindicância ou Sindicante;
- Contagem do prazo;
- Prorrogação e sobrestamento do prazo.
2.2 – INSTRUÇÃO PROCESSUAL / INQUÉRITO ADMINISTRATIVO / COLETA DE PROVAS, DEFESA E RELATÓRIO DA COMISSÃO DE SINDICÂNCIA OU SINDICANTE
2.3 – SOLUÇÃO / DECISÃO / JULGAMENTO DA AUTORIDADE COMPETENTE:
- Prazo;
- Possíveis resultados da Sindicância.
2.3.1 – PENALIZAÇÕES CABÍVEIS EM SINDICÂNCIA
V – PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR (PAD):
1 – FASES DO PAD:
1.1 – INSTAURAÇÃO DO PAD E DESIGNAÇÃO DA COMISSÃO PROCESSANTE:
- Autoridade competente para a instauração;
- Meio / instrumento adequando para a instauração do PAD e a designação dos membros da Comissão Processante;
- Requisitos, impedimentos e suspeições para compor a Comissão de Processante;
- Atribuições da Comissão Processante.
1.1.1 – PRAZOS
1.1.2 – EFEITOS DA INSTAURAÇÃO DO PAD
1.1.3 – SIGILO DO PAD
1.2 – INQUÉRITO ADMINISTRATIVO:
1.2.1 – INSTRUÇÃO PROCESSUAL
1.2.2 – DEFESA
1.2.3 – RELATÓRIO DA COMISSÃO PROCESSANTE
1.3 – JULGAMENTO
2 – PENALIDADES CABÍVEIS NO PAD
2.1 – EFEITOS DA PENALIDADE DE DEMISSÃO
2.2 – IMPOSSIBILIDADE DE SE APLICAR PENALIDADES
2.3 – PORTARIA DE APLICAÇÃO DE PENALIDADES
3 – EFEITOS DO JULGAMENTO E NULIDADE DO PAD
4 – PROVIDÊNCIAS DECORRENTES DO JULGAMENTO
5 – CONSEQUÊNCIAS DO JULGAMENTO
6 – PRESCRIÇÃO
7 – NULIDADES
8 – RECURSO E REVISÃO DO PAD
9 – AFASTAMENTO PREVENTIVO
10 – INDEPENDÊNCIA DE INSTÂNCIAS
11 – CASOS CONCRETOS
Professor:
Eduardo Luchesi
Bacharel em Direito, Advogado, Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Franca – UNIFRAN (SP), Especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS (RS), Mestrando em Direitos Sociais e Políticas Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (RS), Parecerista, Professor de Cursos preparatórios para concursos públicos de nível superior e médio, Professor do IMED – Universidade Meridional em nível de especialização no curso de pós-graduação em Advocacia Pública, Autor de artigos jurídicos, Co-autor de obra jurídica – Exame Nacional da OAB 1ª Fase na área de Direito Administrativo, editado pela Saraiva, com aproximadamente 10.000 exemplares vendidos desde 2010, Palestrante e Conferencista voltado para o setor público, Ex-procurador jurídico do IBRAP – Instituto Brasileiro de Administração Pública (SP), Ex-supervisor de consultoria e consultor jurídico do IGAM – Instituto Gamma de Assessoria á Órgãos Públicos (RS), Foi assessor jurídico da Prefeitura de Canoas. Foi Assessor Jurídico do Poder Legislativo de Victor Graeff; Integrante de banca de concurso público para delegado da polícia civil do Estado do Rio Grande do Sul; Consultor das Áreas do Direito Legislativo, Parlamentar, Constitucional e Administrativo. Atualmente é instrutor da DPM – Delegações de Prefeituras Municipais (RS) na área tributária e legislativa; professor e consultor chefe da INLEGIS (RS) na área legislativa, eleitoral, parlamentar e Tribunal de Contas; Professor do iSata (SP).