Seu pedido

Não há produtos no carrinho.

Notícias

CNM – Homologado parecer que assegura autonomia dos sistemas ensino para organizar o calendário escolar de 2027

Calendário escolar 2027 - Copa do Mundo Feminina FIFA 2027 e autonomia dos Municípios

Calendário escolar 2027 e a Copa do Mundo Feminina

Desde a aprovação da Lei 15.421/2026 (Lei Geral da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem acompanhado com atenção os desdobramentos e os possíveis impactos previstos no art. 67. O dispositivo impõe aos sistemas de ensino a obrigação de ajustar os calendários escolares de forma que as férias entre o primeiro e o segundo semestres letivos, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino, abranjam todo o período entre a abertura e o encerramento da Copa do Mundo de 2027 (de 24 de junho a 25 de julho de 2027), por meio do parecer homologado pelo Ministério da Educação que assegura autonomia aos Municípios no cronograma das redes de ensino municipais.

Período da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027: de 24 de junho a 25 de julho de 2027.

Impactos da paralisação no calendário escolar dos Municípios

Reconhecendo o valor social e o orgulho do país na realização do evento, cabe ressaltar que a imposição nacional de paralisação compulsória do ano letivo repete um equívoco jurídico e operacional já enfrentado e superado pelo país na realização da Copa do Mundo Masculina de 2014. A obrigatoriedade do artigo em destaque gera prejuízos graves à rotina das redes municipais por afrontar o art. 211 da Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ao retirar dos entes subnacionais a prerrogativa de gerir seu calendário.

Além disso, a medida comprime o ano letivo e obriga as redes de ensino a realizar ajustes desproporcionais para o cumprimento das 800 horas e dos 200 dias de efetivo trabalho escolar — o que gera fadiga nos estudantes e quebra do ritmo didático-pedagógico —, provoca a desassistência alimentar momentânea de milhares de alunos atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ocasiona custos operacionais não previstos para a repactuação de contratos de transporte.

Parecer CNE/CEB 7/2026 assegura autonomia dos sistemas de ensino

Parecer

Nesse contexto, a CNM registra vitória parcial com a homologação, pelo Ministério da Educação, do Parecer CNE/CEB 7/2026, que assegura a autonomia dos sistemas de ensino para a elaboração de seus calendários escolares e dispõe que os sistemas dos Municípios-sede das partidas da Copa do Mundo de 2027 — e outros diretamente impactados pela realização do evento — devem promover os ajustes necessários em seus calendários escolares para o ano letivo de 2027, considerando as peculiaridades locais e o calendário oficial da competição.

Autonomia municipal: o Parecer CNE/CEB 7/2026 assegura a autonomia dos sistemas de ensino para a elaboração de seus calendários escolares, considerando as peculiaridades locais e o calendário oficial da competição.

Projeto de Lei 3.481/2026 e o recesso escolar

A CNM ainda luta pela aprovação do Projeto de Lei 3.481/2026, que tramita em regime de urgência no Congresso Nacional. A proposta altera a redação do art. 67 da Lei 15.421/2026, a fim de conferir caráter estritamente recomendatório e facultativo ao recesso escolar, preservando a autonomia constitucional das redes de ensino. Essa urgência se dá diante da necessidade de as redes de ensino elaborarem o calendário escolar para 2027 até novembro de 2026.

Atenção aos Municípios: as redes de ensino precisam elaborar o calendário escolar para 2027 até novembro de 2026.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios – CNM.

Acessado no dia 10 de setembro de 2026.

COMPARTILHE

Pesquisar

Veja também

Siga-nos no Facebook