Curso online – Como Incrementar as Receitas Próprias Municipais: Instrumentos para Melhorar a Arrecadação

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Curso online – Como Incrementar as Receitas Próprias Municipais: Instrumentos para Melhorar a Arrecadação

OBJETIVO:

Apresentar metodologias de trabalho para que as Prefeituras Municipais incrementem suas receitas próprias.

PÚBLICO ALVO:

Fiscais Tributários, Contadores, Tesoureiros, Procuradores Municipais, Controle Interno, Vereadores, Secretários Municipais, Servidores Do Poder Legislativo, Ou Qualquer Servidor Que Atue Na Área Ou Tenha Interesse Pelo Tema.

CONTEÚDO:

Introdução

Os desafios da Administração Pública Contemporânea e a Geração de Receitas

Um panorama dos municípios brasileiros.

Penalidades dos Tribunais de Contas Estaduais com a negligência arrecadatória.

As oportunidades para geração de receitas municipais

Como estruturar os setores de arrecadação tributária:

Organização dos processos internos na prefeitura para aperfeiçoar a arrecadação

O setor de fiscalização.

A intersetorialidade da tributação.

Receitas Mobiliárias:

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

O setor de fiscalização.

Noções sobre a fiscalização do ISSQN sobre a construção civil.

Noções sobre a fiscalização do ISSQN e as instituições financeiras (Cartões, Leasing)

O Simples Nacional como ferramenta efetiva de arrecadação.

Taxas.

Receitas Imobiliárias:

IPTU e ITBI

Atualização da Planta Genérica

O IPTU progressivo como instrumento de planejamento urbano.

ITBI x IPTU: discussões jurídicas a respeito do tema.

Como melhorar a arrecadação de IPTU e ITBI sem onerar o contribuinte de maneira substancial.

A receita esquecida: Dívida Ativa.

Estruturação do setor de Dívida Ativa.

Instrumentos de negociação eficientes

A cobrança extrajudicial.

A execução fiscal.

Modelos para renegociação fiscal (REFIS).

Convênios e parcerias visando incrementar a arrecadação.

A modernização tributária e o futuro da tributação no âmbito municipal

PROFESSOR:

Prof. Raphael Torrezan

  • Instrutor da EVG – Escola Virtual de Governo da Gepam
  • Doutorando em Economia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. – FCLAr/Unesp
  •  Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. – FCLAr/Unesp
  • Especialista em Gestão Pública Municipal pela Unifesp
  • Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCLAr/Unesp
  • Professor no Curso de Ciências Econômicas na Instituição Toledo de Ensino – ITE
  • Professor do Departamento da Administração Pública da Universidade Estadual Paulista “ Júlio de Mesquita Filho”
  • Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista “ Júlio de Mesquita Filho”
  • Pesquisador do Grupo de Estudos “Federalismo Fiscal e Políticas Públicas” da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
  • Pesquisador do Projeto de Extensão UNESP nos Municípios: apoio ao desenvolvimento econômico dos municípios da área de influência da FCLAR
  • Desenvolveu pesquisas acerca dos impactos fiscais-financeiros da crise econômica nos municípios paulistas, estudo premiado pela UNESP como a melhor iniciação cientifica em Ciências Econômicas em 2014
  • Pesquisador em parceria com o Departamento de Engenharia da UFSCar referente aos investimentos do programa Minha Casa Minha Vida nos municípios de Araraquara e São José do Rio Preto
  • Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais sobre Administração Pública e Gestão.
  • Participação em congressos nacionais e internacionais
  • Membro do Conselho Regional de Economia – Corecon/SP
  • Secretário de Planejamento na Estância Turística de Ibitinga-SP – 2021 – atual
  •  Secretário de Governo na Estância Turística de Ibitinga-SP – 2020
  • Diretor do Departamento de Contabilidade, Orçamento e Receitas 2017 – 2020
  • Assessor Para Assuntos Tributários no ano 2017

Data do curso

25/05/2023

Investimento

Grátis e exclusivo para clientes GEPAM

Data do curso

25/05/2023

Investimento

R$ 700,00

R$ 507,50 (Cliente GEPAM)

Informações do curso

Das 8:30h às 12h e das 13:30 às 17h

Observações

A Gepam reserva o direito de realizar o curso a depender do quórum. Caso seja suspenso, os valores pagos serão ressarcidos.

Cancelamentos de inscrições e solicitações de estornos deverão serem solicitados até 3 (três) dias úteis antes do evento e serão reembolsados em até 5 (cinco) dias úteis da data de solicitação.

Para os cursos EAD (gravados) a gravação ficará disponível por 15 dias a contar da data de confirmação do pagamento.

Empenho

O empenho deverá ser feito em nome de Gepam – Gestão Pública, Auditoria Contábil, Assessoria e Consultoria em Administração Municipal S/S LTDA. CNPJ: 07.164.951/0001-45

Inscrição

A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para gepam@gepam.adm.br ou WhatsApp (11) 91050-0743

Certificados

Os certificados estarão disponíveis em até 48hrs após a conclusão do curso, no Portal do Aluno na opção Downloads 

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